domingo, 19 de agosto de 2012

Da mendicância sulafricana

Decidi inaugurar isso aqui falando mais sobre a Long Street, uma das principais ruas de Cape Town, África do Sul. Minha primeira experiência lá eu postei no facebook: se fosse em São Paulo, ela seria uma mistura de Rua Augusta, Cardeal Arcoverde, Teodoro Sampaio e Praça Benedito Calixto. Mas mais charmosa, graças aos prédios em estilo britânico, totalmente conservados.
Um dos incríveis prédios tradicionais da Long Street. Acredite, isso é só um simples hostel

Pois bem, ontem precisei ir cedinho na LS comprar os ingressos pro jogo de rúgbi Argentina x África do Sul (GO SPRINGBOKS!), e, já que já tava ali, com a alma de jornalista que tenho fui caminhando sem rumo pelas outras ruas do centro. Por ali, artistas de rua e sem-tetos se dividiam entre as esquinas para competir pelas moedas dos gringos e gringas que iam e vinham. Sabe o que eu achei super curioso? A diferente entre os nossos mendigos e os deles.

No Brasil, os mendigos escolhem seu ponto, arrumam um banquinho ou tomam assento do chão mesmo, onde ficam com sua latinha esperando a compaixão alheia. Há ainda aqueles práticos, que escrevem sua ~triste história~ em um papelão qualquer pra não ter que ficar repetindo-a a cada abordagem. Aqui, tudo muda: a latinha continua ali, à espera do seu trocado, mas os mendigos é que não fixam residência. Com insistência, eles te acompanham por toda a Long Street se assim for preciso. Não há causos, só um "Pliss, I'ma hangrrrri" (Por favor, estou com fome), que se repete até você finalmente ignorar a fonte de tanta lamentação.

Aviso aos de coração mole ou samaritanos de plantão: ser educado só piora a insistência, e se você for dar uma moeda ou pagar uma refeição a cada "I'ma hangrrrri" que ouvir, em dois dias será você o ser maltrapilho ali na calçada implorando pelos rands alheios.

Pra encerrar, um vídeo de uma homeless. Caminhava pelas ruas das quais falei, quando comecei a ouvir uma voz poderosa cantando uma música gospel com um sotaque bastante forte. Uma senhora, cega, tentava ali, parada na esquina de uma das populares lojas de Cape Town, ganhar seus hands de uma forma bastante diferente daquela tentada pelos colegas. Mereceu meus 5 rands.


Sien julle binnekort! (Em africâner, "vejo vocês em breve" ;) )